10 Dicas infalíveis para ter um stand de sucesso

10 Dicas infalíveis para ter um stand de sucesso

Dicas para ter sucesso com seu stand. 

Preparar-se bem é o segredo para o sucesso do seu stand!

Expor em Feiras e eventos é uma forma eficaz de se fazer marketing ao vivo, além de ser uma boa opção de divulgação para qualquer empresa que esteja interessada em gerar consciência sobre seus produtos e serviços. Participar de eventos é uma ótima oportunidade para atingir novas perspectivas de negócios, interagir diretamente com outras pessoas e aprender sobre novidades desenvolvidas no setor.

Qualquer empresa que tenha reservado um espaço em um próximo evento para exposição de seus serviços estará procurando alcançar um objetivo, além de obter retorno de seu investimento. Essa empresa com certeza vai querer aproveitar ao máximo sua presença lá. Conquistar isso requer planejamento sério e há muitas coisas a considerar antes, durante e depois de uma participação em um evento.

Aqui estão 10 dicas para os expositores que já reservaram seu espaço e planejam deixar sua marca em um próximo evento.

1. Defina quais são seus objetivos

Como qualquer evento que você esteja participando, precisa haver uma razão para você estar lá. Antes de expor em qualquer feira, pense cuidadosamente sobre o que você deseja obter com a sua participação. Seus objetivos são a conscientização da marca, fazer novos contatos comerciais, ganhar novas perspectivas dentro do seu setor ou conhecer novos fornecedores? Seja qual for a razão, fique claro no conhecimento de que é isso que você deseja alcançar e, a partir daí, crie sua estratégia e estilo de abordagem.

Uma vez que o seu objetivo esteja bem definido, faça a pesquisa necessária para identificar os pontos chave que irão ajudá-lo a alcançar esses objetivos durante o período que estiver expondo no evento. Descubra quem são os participantes, o público-alvo, quem estará visitando, que atividades serão realizadas durante o evento e outras oportunidades interessantes para aproveitar. Para medir e ter um norte para guiá-lo até esses objetivos, monte algo como uma check list de alvos para que você tenha algo para trabalhar e se sentir altamente motivado.

2. Seja organizado e eficiente

Gerenciar um estande em uma exposição é algo que requer organização e forte atenção aos detalhes. Antes do grande dia, verifique se você tem todas as caixas marcadas e não deixou nada pra trás. Garanta que sua equipe saiba o que fazer quando chegar, saiba onde seu estande está posicionado e pense em quaisquer outros problemas que possam ocorrer durante a montagem do stand. Não há nada pior do que chegar no estande e descobrir que algo está faltando ou simplesmente não está funcionando. Certifique-se que não tenha havido uma falha na comunicação com os organizadores do evento ou com a montadora do stand. Com o seu stand pronto e preparado para o dia da inauguração, bem antes de os visitantes chegarem, você terá tempo para projetar sua exibição com profissionalismo, aumentando as chances de gerar negócios.

3. Divulgue sua participação no evento

As pessoas que visitam uma feira têm algum conhecimento de quais as empresas estarão participando graças aos guias, sites e ou propagandas do evento. No entanto, isso nem sempre é suficiente se você quiser alcançar o maior tráfego desejado para o seu stand.

Pense em maneiras para permitir que as pessoa saibam que você estará no evento e o que você irá oferecer de chamativo com sua presença lá? Uma boa ideia é entrar em contato com alguns jornalistas ou blogueiros do seu segmento e que possam estar interessados em compartilhar sua história com o público relevante que você está tentando segmentar.

Pense em algo que você pode enviar antes do evento para que algumas pessoas saibam que você estará presente no evento. Campanhas de mala direta podem dar às pessoas uma razão para visitar seu estande, assim como um cupom promocional resgatável. Essas são sempre uma boa maneira de atrair as pessoas para o seu estande.

4. Certifique-se que sua equipe esteja pronta

Um stand pode parecer algo impressionante para o seu negócio, principalmente pelo visual, mas para dar vida a ele e colher resultados além disso, você precisa de uma equipe excelente, bem treinada, e que represente sua empresa de maneira positiva e profissional.

Garanta que sua equipe esteja apresentável em primeiro lugar. Além de usar trajes formais, fazer com que sua equipe use uniformes personalizados ou que exponham sua marca de alguma forma é excelente opção que lhe ajudará a passar a mensagem do seu negócio.

Antes que sua equipe chegue ao local do evento, assegure-se de que todos estejam totalmente informados e bem preparados para os próximos dias. Considere quando estiver instruindo seus funcionários alguns pontos como: que tipo de abordagem eles devem seguir, perguntas que devem fazer e que informações devem coletar com os visitantes (um cartão de visita, um endereço de e-mail, um compromisso futuro, etc.).

Instruir a equipe a adotar um comportamento amigável e descontraído durante a participação de uma feira tendem a melhorar as chances de sucesso de se envolver com os visitantes. A maioria dos visitantes em qualquer feira de negócios terá suas próprias razões para estar lá, por isso, pode não responder bem à uma equipe de vendas agressiva que está procurando atacar a primeira pessoa que eles vêem.

Fazer perguntas de qualificação também ajudará sua equipe a obter maior sucesso e garantirá que eles não desperdiçam seu tempo com visitantes que não levem a nenhuma perspectiva. Isso ajuda a equipe a descobrir se uma pessoa tem alguma autoridade ou interesse de compra.

5. Defina qual mensagem sua empresa quer passar para as pessoas

Você reservou seu espaço no evento, definiu suas metas e objetivos e tem uma estratégia para o antes, durante e depois. Mas e seu própria stand? Como seu estande é apenas um no meio de vários que estão participando do evento, você precisará garantir que sua empresa proporcione um impacto visual e se destaque na multidão. Branding e gráficos são elementos estéticos importantes a serem considerados ao criar um espaço de exibição atraente. Esses elementos devem ser proeminentes, porém limpos, claros e concisos, e principalmente conter uma mensagem principal. Assegure-se de que haja um claro apelo à ação em sua mensagem e assegure para que ela não se torne confusa dentro do design do stand.

Procure criar uma presença de marca simples, porém eficaz, quando estiver participando de um evento. Uma montadora de stands formada por uma equipe dedicada de profissionais da área de exposições e eventos pode lhe ajudar muito nessa tarefa. Nós da I-Stands conhecemos muito bem esse mercado e nos propomos a apresentar um trabalho diferente, pensado fora da caixa, com base na larga experiência adquirida ao longo dos anos.

 

 

6. Mantenha seus visitantes atualizados

Feiras podem ser exaustivas e bastante cansativa para os visitantes. Eles precisam de descanso e sustento para levá-los ao longo do dia e as lanchonetes podem estar cheias, com muitas filas, além de praticarem preços altos para a comida e a bebida.

Se você está procurando um bom motivo para atrair visitantes ao seu estande, considere ter no seu stand espaços de descanso além de colocar alguns refrescos básicos gratuitos. Oferecer um café ou croissant gratuito para quem está passando pode ser uma grande oportunidade de iniciar uma boa conversa que pode levar a algum lugar.

7. Dados, dados, dados. Colete o maior número de informações possíveis.

Dada a velocidade em que o tempo passa na maioria das feiras, quaisquer decisões importantes só serão possíveis após que o evento termine. Estar bem envolvido nas várias conversas com os visitantes é igualmente importante quanto capturar detalhes que permitirão que suas conversas continuem futuramente. Endereços de e-mail, números de telefone e endereços de sites são dados importantes para se coletar e que permitem abrir discussões novamente.

Vale a pena pensar em uma melhor maneira de coletar esses dados. Com os visitantes tendo pouco tempo de sobra em feiras, eles não vão querer perder tempo escrevendo seu número de celular ou endereço de e-mail em seu bloco de notas maltratado. Não é eficiente nem profissional. Assegure-se de que você tenha um sistema simples e transparente. Há vários sistemas de gerenciamento de dados disponíveis que podem ser usados com um dispositivo tablet digital que manterá seus dados bem centralizados e acessíveis. Displays interativos são produtos inovadores e uma ótima opção para apresentações de produtos e captura de dados.

8. Proporcione uma atividade para o público dentro do seu estande

Por maior e mais bonito que o seu estande possa parecer, pode ser necessário ter algo extra para criar um burburinho em torno dele e atrair mais pessoas. Pode ser um jogo simples, ou até mesmo um aparelho ou peça de tecnologia que sirva como uma demonstração de seus produtos ou serviços. Demonstrações ou atividades que permitem que os convidados interajam com o seu espaço de maneira divertida e envolvente tornarão seu estande mais atraente e convidativo para os visitantes.

Oferecer em seu stand algo que o cliente possa experienciar por si mesmo, é uma forma muito mais poderosa do que um flyer ou brinde. Promover a interação dos convidados com atrações diferenciadas dentro do seu stand, como por exemplo, ações com base na tecnologia interativa, é uma excelente forma de conquistar a atenção atraindo mais pessoas.

9. Ofereça algo para os visitantes. Brindes divertidos são uma opção

Se há uma coisa que os visitantes de feiras amam, são os brindes! Estocar em seu estande pequenos brindes promocionais com sua marca para oferecer aos visitantes é uma maneira acessível e eficaz de inserir a mensagem de sua empresa na mente das pessoas, mesmo depois de terem saído do evento.

Esses presentes podem ser qualquer coisa, desde borrachas e canetas até bolas de stress e sacos de compras. Seja qual for o tipo de presente que você escolher, certifique-se de que é algo que as pessoas usarão muito e que isso tem relevância para o seu negócio de alguma forma.

10. Defina sua estratégia para o pós evento.

Quando uma feira termina, se você trabalhou corretamente e conseguiu coletar com eficiência os dados dos visitantes, em breve você terá a oportunidade de acompanhar todas as perspectivas de negócio geradas no evento. Para obter os melhores resultados, é extremamente importante implementar uma boa estratégia para contactar e acompanhar cada um dos leads capturados.

Você pode querer agir imediatamente, mas o ideal é deixar alguns dias de esfriamento para a poeira baixar um pouco. Os participantes provavelmente terão muitos e-mails para ler e pendências para resolver, já que os mesmos perderam alguns dias de trabalho enquanto estiveram fora do escritório. Então, muito provavelmente eles não vão querer ser bombardeados imediatamente com propagandas ou contatos imediatistas.

Quando começar uma conversa com um cliente em potencial, tente descobrir como ele gostaria de ser contatado. Em sua conversa com eles, houve algum desafio específico que eles mencionaram que estavam vivenciando? Em caso afirmativo, certifique-se de anotar isso e agir sobre isso durante seu acompanhamento. Sinta-se à vontade para fazer uma pequena pesquisa sobre seus prospectos com bastante detalhes. Sempre tem algum post interessante no blog da sua empresa que você possa enviar para eles, ou alguma informação sobre seu negócio, que pode funcionar como uma boa conversa inicial.

O mais importante nessa fase é manter a conversa o mais pessoal possível com o indivíduo que você está contatando. É provável que você tenha mais sucesso em contatar uma pessoa por e-mail que seja adaptada a ela e a suas necessidades, em contraste com a divulgação de um enorme e-mail em grupo. Potenciais clientes potenciais perceberão que você se esforçou tanto para contatá-los em uma base mais pessoal e não o enxergará como apenas mais um número na sua lista de verificação do dia.

 

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