Três Tendências Tecnológicas para Eventos

Três Tendências Tecnológicas para Eventos

Tendências em tecnologia para stands e eventos. 

Estar a frente do seu tempo é primordial para um evento de sucesso!

Mudanças constantes na tecnologia podem, muitas vezes, deixar os organizadores de eventos relutantes em perseguir as últimas tendências do mercado devido a contenção de custos e outras razões. Entretanto, os primeiros adeptos de inovações passadas, como scanners de crachás ou software de automação de marketing, claramente se viram à frente do tempo e investiram na produtividade do nosso setor. E não se arrependeram. Se você está se perguntando quais dos avanços de hoje têm o poder de mudança e influenciar a experiência da feira do amanhã, preste atenção especial nas três tendências a seguir, que com certeza estarão muito presente nos eventos nos próximos anos.

1. Softwares de reconhecimento facial

A novidade da vez é, sem dúvida nenhuma, o reconhecimento facial digital. Desenvolvida há tempos para marcar fotos e vídeos em redes sociais e já bastante usada em aeroportos, regiões de fronteiras e outros locais que exigem segurança máxima, essa tecnologia poderosa chegou com tudo para melhorar o processo de credenciamento de eventos. O sistema de reconhecimento facial promete revolucionar a experiência do check-in nas feiras do futuro. Além de eliminar a necessidade de scanners de tickets, quiosques, vestíveis, dentre outros, podem reduzir custos e acelerar drasticamente o processo do check-in, fornecendo aos organizadores uma maneira de entregar imediatamente itinerários e ou informações personalizadas.

O reconhecimento facial em grandes eventos pode fornecer um certo grau de informações sobre o visitante, pode ajudar na segurança do evento e, consequentemente, permitir que os coletores de dados correspondam às capturas faciais com os perfis sociais e preferências de cada um. Os consumidores já se acostumaram a usar ferramentas de leitura biométrica, desde o desbloqueio de seus smartphones até o acesso de locais públicos.

Procure se informar e entender como essa tecnologia pode expandir para o setor de eventos nos próximos anos. Esse tipo de tecnologia já está em funcionamento em alguns locais mundo afora. Além disso, a China está levando o software de reconhecimento facial para um novo nível na sociedade. Informe-se sobre como a China já está usando essa nova tecnologia. É uma questão de tempo para chegar por aqui.

 

 

2. Iluminação de Led

Muito se engana quem acha que atingimos o ápice desta tecnologia. A iluminação LED surgiu originalmente como uma forma cara e pouco eficiente, de iluminar seu evento ou estande. Hoje, exposições inteiras estão sendo construídas em torno da tecnologia LED. O mapeamento de projeção, por exemplo, usa iluminação com LED para criar exibições tridimensionais projetando uma imagem sobre uma superfície. Semelhante ao modo como os painéis de LCD permitiram mudanças mais eficientes nas exibições do passado, o mapeamento de projeção pode permitir que você altere seu estande de um ano para o outro, ou até mesmo de um evento para outro.

Video Mapping, ou Projeção Mapeada, é uma tecnologia utilizada para projetar objetos bi e tridimensionais em superfícies preparadas para essa projeção. A partir de softwares específicos, o objeto é mapeado, criando uma versão em ambiente virtual. É possível, assim, interagir com o projetor para ajustar as imagens à superfície selecionada.

Além da projeção mapeada, os displays de iluminação cinética combinam LED com motores e sistemas de treliça para criar elaboradas esculturas de luz em movimento. Os sistemas de iluminação cinética de LED permitem uma combinação perfeita de iluminação e movimento. Sistemas cinéticos de iluminação derivam de uma ideia simples e brilhante que é mover para cima e para baixo um objeto iluminado, promovendo uma fusão da arte da iluminação com a tecnologia mecânica.

 

3. Inteligência Artificial.

A Inteligência artificial é um termo que você vai ouvir muito nos próximos anos. Ao contrário da tecnologia programada projetada para calcular uma tarefa predeterminada, a inteligência artificial analisa entradas de dados dinâmicas e do mundo real para se tornar o aprendizado da máquina cada vez mais “inteligente” e fazer avaliações preditivas. Um subconjunto da inteligência artificial já está revolucionando as indústrias em que o sucesso dos negócios está vinculado a resultados futuros indeterminados.
Esta tecnologia tem especial relevância para profissionais de marketing de eventos, pois permite analisar informações da audiência de várias fontes, como dados da Internet, provedores de dados de terceiros, análises de sites e plataformas de mídia social, ajudando-o a estratificar seus clientes em potencial dentro do seu marketing de conteúdo.

Um bom exemplo sobre a aplicação dessa tecnologia em eventos é tomar por base a Alexa, inteligência artificial embutida no Amazon Echo. Ela é capaz de se conectar com a internet e responder perguntas por meio da assistente. Entre suas habilidades convencionais, a Alexa consegue informar as principais notícias do dia, chamar um Uber, iniciar reuniões e controlar configurações da sala de conferência por comando de voz, entre outras tarefas. Durante um evento, esta assistente pode fornecer informações aos clientes, apresentar produtos e serviços, e ainda responder perguntas do público. A mesma tecnologia pode ser aplicada para “promotoras holográficas” (com projeção mapeada 3D) ou robóticas, presentes na recepção de alguns eventos.

Conclusão

Como a tecnologia converge entre ela mesma, é provável que nenhuma tendência ou aplicação única defina nossa indústria de eventos nos próximos anos. Mas, ao entender as aplicações destas tecnologia emergente e observar sua funcionalidades, você pode selecionar as ferramentas e os serviços para melhorar continuamente suas metas de exibição. A ideia é que os custos desses sistemas diminuam à medida que se tornem cada vez mais comuns. Oferecer em seu evento ou stand algo que o cliente possa experienciar por si mesmo, é a forma mais poderosa de marketing. Se estas ações estiverem a frente do seu tempo, mais impactantes elas serão. Promover a interação dos convidados com atrações diferenciadas com base na tecnologia interativa, é uma excelente forma de conquistar a atenção e atrair mais pessoas.

 

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